TRATAMENTO CIRÚRGICO DA HPB
A Ressecção Transuretral de Próstata tradicional de acordo com os guias das principais sociedades urológicas mundiais, considerada o padrão ouro no tratamento da hiperplasia prostática benigna. Realmente, a RTU é um procedimento consolidado, pouco invasivo e com bons resultados a curto e médio prazo. Continua sendo, no mundo todo, o procedimento mais realizado para tratamento da condição citada, apesar de algumas limitações.
Dentro da Urologia, o aperfeiçoamento dos aparelhos a Laser e de endoscopia possibilita oferecer tratamentos mais modernos e com melhores resultados a longo prazo que a RTUp convencional.
HoLEP
A enucleação endoscópica da próstata, em especial o HoLEP (Holmium Laser Enucleation of Prostate) é, atualmente, o procedimento de escolha para a hiperplasia prostática quando a glândula pesa mais de 80g e é a principal alternativa validada para os pacientes com múltiplas comorbidades e transtornos de coagulação sanguínea.
O HoLEP e as outras formas de enucleação endoscópica da próstata são a evolução natural da RTU, permitindo posicioná-la um degrau a frente das outras tecnologias, tendo em vista o aumento de segurança para o paciente, a melhora dos resultados clínicos, a redução da permanência hospitalar e a durabilidade do tratamento endoscópico. Pode ser oferecido em paciente de qualquer idade e com qualquer volume de próstata, ou seja, independente do tamanho da próstata.
Quando falamos em durabilidade do tratamento, é importante explicar que a hiperplasia da próstata tem um potencial de recorrência elevado. Em 5 anos, aproximadamente 3-15% dos homens submetidos à RTUp convencional necessitarão de re-tratamento.
Comparativamente, os paciente pós HoLEP com necessidade de re-tratamento em 5 anos não chegam aos 3%. Além disso, o HoLEP possibilita redução mais prolongada do volume prostático, redução do PSA, melhores índices de fluxo urinário máximo (Qmax) e menores escores de IPSS (escore que avalia qualidade de vida do paciente com HPB) quando comparado à RTUp.
Como funciona o Laser moderno para o tratamento da próstata?
O holmium (Ho-YAG) é um tipo de laser pulsátil com comprimento de onda de 2,140 nm e um poder de penetração de 0,4 mm. Cada pulso é absorvido pela água, criando uma bolha de vapor na ponta da fibra do laser. Quando em contato com o tecido, o laser interage com a água intracelular permitindo um efeito de corte. Quando a fibra é mantida mais distante do tecido, o laser interage com o liquido de irrigação cirúrgico permitindo um efeito mais termo-mecânico no tecido, além de excelente coagulação.
As novas fontes de energia a Laser já disponíveis, em especial o Laser Holmium com modulação de pulso, permitiu uma evolução fantástica. Estes novos consoles de Laser permitem a emissão de duas ondas consecutivas de pulso por ciclo, permitindo que os fótons do Holmium viagem mais distante, resultando em excepcional coagulação de primeira passagem e aumentando as propriedades de corte. A natureza de cavitação da primeira bolha de pulso disseca o plano anatômico entre a cápsula prostática e o adenoma. O segundo pulso viaja através da primeira bolha ainda não atenuada, para criar uma segunda bolha menor, garantindo um excelente poder de hemostasia (coagulação dos tecidos).
A medida que se reconheceram as qualidades hemostáticas (coagulatórias) do laser, foi testado seu uso em população de pacientes desafiadores, especialmente os com glândulas maiores e os anticoagulados. Hoje em dia, os benefícios extrapolam esta população e são aplicados a todos os que serão submetidos a tratamento cirúrgico de Hiperplasia Prostática.
O procedimento cirúrgico do HoLEP tem duração variada, depende do tamanho da próstata. Em média, entre 40 minutos e 2 horas de duração.
O paciente permanece hospitalizado em média por 24 horas, período necessário para estabilização inicial e verificação de sangramentos que podem eventualmente acontecer. O paciente vai para casa sem sonda, urinando normalmente.
De modo geral, a técnica de RTU de próstata convencional pode cursar com a síndrome pós RTU devido ao líquido de irrigação utilizado durante a cirurgia. As técnicas de ressecção bipolar e de HoLEP permitem o uso de soro fisiológico, o que as torna muito mais seguras.
A transfusão sanguínea é extremamente rara, mesmo em pacientes anticoagulados. A taxa em alguns séries de casos gira em torno de 1,7% depois do HoLEP, com um risco relativo comparado a RTU próstata 4x menor.
Sintomas relativos à urgência miccional, disúria (dor ao urinar) e incontinência urinária são comuns e transitórios, com aproximadamente 0,5% dos pacientes enfrentando estes sintomas a longo prazo.
A estenose ou estreitamento da uretra pode acontecer em qualquer procedimento endoscópico devido a manipulação do aparelho no canal. As maiores séries de caso demonstram índices de 4,4%, em diferentes graus de estenose e sintomatologia.
A ejaculação retrógrada, ou a incapacidade de expelir o sémen durante o orgasmo da relação sexual, é muito frequente e não gera preocupação ou malefício ao paciente. O sintoma de ausência de ejaculação acontece devido a remoção do tecido da próstata ao redor do ducto ejaculatório do homem.
Referências
1 – Herrmann TRW. Endoscopic Enucleation of the Prostate Is Better than Robot-assisted Simple Prostatectomy. Eur Urol Focus. 2022 Mar;8(2):365-367. doi: 10.1016/j.euf.2022.03.020. Epub 2022 Apr 5. PMID: 35396196.
2 – Tuccio A, Sessa F, Campi R, Grosso AA, Viola L, Muto G, Scoffone C, Cracco CM, Gómez-Sancha F, Misrai V, Muto G, Mari A, Di Maida F, Tellini R, Figueiredo F, Carini M, Oriti R, Amparore D, Fiori C, Porpiglia F, Minervini A. En-bloc endoscopic enucleation of the prostate: a systematic review of the literature. Minerva Urol Nefrol. 2020 Jun;72(3):292-312. doi: 10.23736/S0393-2249.20.03706-6. Epub 2020 Jan 30. PMID: 32026670.
3 – Gómez-Sancha F. The constant search for the greater good: evolving from TURP to anatomic enucleation of the prostate is a safe bet. World J Urol. 2021 Jul;39(7):2401-2406. doi: 10.1007/s00345-021-03637-1. Epub 2021 Feb 24. PMID: 33625568.
4 – Herrmann TR. Enucleation is enucleation is enucleation is enucleation. World J Urol. 2016 Oct;34(10):1353-5. doi: 10.1007/s00345-016-1922-3. Epub 2016 Sep 1. PMID: 27585786.
5- de Figueiredo FCA, Cracco CM, de Marins RL, Scoffone CM. Holmium laser enucleation of the prostate: Problem-based evolution of the technique. Andrologia. 2020 Sep;52(8):e13582. doi: 10.1111/and.13582. Epub 2020 Apr 8. PMID: 32267013.
Tratamento anterior
LASER NO TRATAMENTO DA UROLITÍASEPróximo tratamento
BIÓPSIA DE PRÓSTATA