O uso da tecnologia a Laser revolucionou a prática da urologia. Seu desenvolvimento e aperfeiçoamento têm permitido procedimentos cada vez mais avançados, rápidos e seguros.
O termo LASER provém da primeira letra das palavras “Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation”, ou seja “luz amplificada por efeito de radiação estimulada”. Trata-se de ferramenta que emite feixe de luz monocromática que interage com algum tipo de tecido ou material.
O laser foi demonstrado pela primeira vez em 1960 e começou a ser objeto de estudos com finalidade cirúrgica em Urologia na década de 1980. Atualmente existem inúmeras fontes de Laser, algumas muito úteis para uso médico, podendo gerar efeitos de coagulação, vaporização ou fragmentação.
A luz emitida pelo Laser para uso médico pode ter afinidade com a hemoglobina (útil para tratamento de varizes e doenças da próstata); com a melanina (útil para tratamentos de doenças pele) ou com a água (utilizados para tratamento dos cálculos urinários e de próstata, por exemplo).
São inúmeras as vantagens do uso do Laser em procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos em relação às técnicas tradicionais, em especial dentro da Urologia:
– maior precisão e acurácia
– cirurgias menos invasivas
– controle de sangramento mais efetivo
– ótima alternativa para pacientes com maior número de comorbidades que não podem passar por cirurgias abertas.
– menor tempo cirúrgico e menor tempo de hospitalização
– possibilitam procedimentos sem cortes e com alta hospitalar, muitas vezes, no mesmo dia da cirurgia.
Próximo tratamento
LASER NO TRATAMENTO DA UROLITÍASE